terça-feira, 23 de novembro de 2010

PESCA COM AUXILIO DOS BOTOS NA MINHA LAGUNA

A pesca com auxílio dos botos já faz parte da cultura lagunense e hoje atrai milhares de turistas para a cidade durante o ano todo. A técnica é a seguinte, num corredor de águas serenas, surge um dos espetáculos mais apreciados: nadando com maestria, os botos cercam os cardumes, geralmente tainhas, para leva-los até os pescadores a postos à beira dos Molhes. Os pescadores de pé, em fila dentro d'água preparam suas tarrafas para o arremesso. Quando o boto surge conduzindo o cardume em direção à praia, os pescadores acompanham parte desta perseguição. Tentando escapar, os peixes procuram lugares mais rasos, onde o Boto não pode chegar.
Em determinado momento ouve-se então o "chuá" das tarrafas, atiradas quase que ao mesmo tempo. Uma tarrafa cheia de peixes é um espetáculo fascinante. Estes mamíferos aquáticos são considerados os melhores amigos dos pescadores de Laguna. Os Botos são uma espécie de golfinhos. Nascidos nesta região e em contato diário com o ser humano, acabam perdendo o medo e juntos começam a trabalhar. Não se sabe ao certo quando começou esta parceria, mas de acordo com a cultura local, já faz muito tempo. O espetáculo da pesca em parceria com os botos só existem em três lugares no mundo: na Austrália, África do Sul e em Laguna.
Estima-se que há cerca de 40 botos nas lagoas da cidade e todos são reconhecidos pelos pescadores por seus respectivos nomes, colocados por eles mesmos. São eles: Tafarel e seu filhote Borrachinha, Canivete, Chinelo, Juscelino, Chega Mais, Galha Torta e outros.
Os Botos nascem, crescem e desaparecem nas Lagoas da cidade. A pesca com auxílio dos Botos ocorre durante o ano todo, mas é nos meses de abril, maio e junho que se torna mais atraente, devido ao ciclo da tainha. Para assistir este espetáculo é só de dirigir até os Molhes da Barra. A pesca tainha é considerada uma forte atividade em Laguna, e tornou-se um dos pratos mais procurados na região

Nenhum comentário:

Postar um comentário