quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MINHA LAGUNA

História

No início da colonização do Brasil, o território onde seria instalada Laguna constituía a parte mais meridional do Brasil, na Capitania de Santana. Neste município passa a linha imaginária criada no tratado de Tordesilhas em 1494, separando as terras de Portugal à leste e Espanha à oeste. Por este motivo, Laguna tornou-se um importante ponto geográfico para Portugal.

Em 1684 a vila de "Santo Antônio dos Anjos de Laguna" teve os seus fundamentos lançados pelo capitão vicentista, enérgico bandeirante,Domingos de Brito Peixoto (e seu filho Francisco de Brito Peixoto) que, antes, segundo crônicas da época, deixou o seu nome a breve estabelecimento, em uma enseada da baía sul da ilha. (fonte:Colonização do Estado de Santa Catarina - dados históricos e estatísticos (1640-1916) - Secretaria Geral dos Negocios do Estado -1917,

Segundo outras fontes a atual cidade foi fundada em 1676 por colonos da capitania de São Vicente. Em 1714a localidade foi elevada à categoria de vila e criado o município. Em 1847 obteve a categoria de cidade. De qualquer forma, Laguna é considerado o segundo município mais antigo de Santa Catarina.

Do extenso território original de Laguna, desmembraram-se duas capitais brasileiras: Porto Alegre eFlorianópolis, antiga Desterro.

Em 1880 as freguesias mais importantes eram: Vila Nova, Santana do Mirim, Senhor Bom Jesus da Pescaria Brava, São João Batista do Imaruí e Nossa Senhora Mãe dos Homens do Araranguá.

De Laguna originaram-se os municípios que hoje fazem parte da "Associação do Municípios da Região da Laguna" (Amurel), entre eles o município de Tubarão. A Amurel foi fundada em 1970, e conta hoje com dezessete municípios.

Laguna também é conhecida por ser a terra natal de Anita Garibaldi, personagem importante da história, esposa do revolucionário Giuseppe Garibaldi.

Características

Cidade histórica e praiana, o carnaval da Laguna é considerado o melhor do sul do País. Seu carnaval é dividido entre as escolas de samba e os blocos carnavalescos. As agremiações desfilam no sambódromo inaugurado em 2007, sendo que nas semanas que antecedem a festa os ensaios são uma atração à parte.

Já os blocos partem de suas sedes e vão puxando a multidão até um palco que é montado na areia da praia. O bloco mais popular e mais antigo é o da Pracinha, que reúne pessoas de todas as idades, vai às ruas no domingo, partindo da Praça Souza França, no bairro do Magalhães. Há mais de 50 anos, de forma gratuita, os foliões seguem atrás de trios e carros de som até a madrugada. Há menos de 10 anos foram criados o Bloko Rosa e o Bloco Pangaré Elétrico, que vendem seus abadas e saem respectivamente no sábado e na segunda-feira, cuja "concentração" ocorre na zona portuária do Porto Pesqueiro de Laguna.

Litoral

Laguna apresenta diversas e lindas praias com destaque para a do Mar Grosso. A praia do GI e de Itapirubá destacam-se pelas dunas e preservação da natureza. O Farol de Santa Marta, localizado na Prainha do Farol, é considerado o maior das Américas e, mundialmente, o segundo em alcance. A praia dos Molhes é o local favorito para a prática do surfee da pesca. Suas águas apresentam temperatura mais amena devido a corrente marítima do Atlântico Sul. Normalmente observam-se pinguins chegando as praias no verão e outono. O Canal do Molhes ou Molhes é o local onde pescadores e Botos trabalham juntos na captura de peixes, especialmente o peixe espada nos meses mais frios.

Um comentário:

  1. Pretendo conhecer o carnaval de laguna ano que vem, Floripa tem deixado a desejar nesse periodo.Abs!

    ResponderExcluir